Jericoacoara, já popularmente conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum.
Jericoacoara é, em sua origem, uma vila de pescadores, situada a cerca de 300 Km de Fortaleza, Capital do Ceará, Nordeste do Brasil, as ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros.
Jericoacoara significa "jacaré tomando sol" na língua indígena, além disso, os pescadores locais dizem que vista do mar a "Pedra Furada" parece o olho de um jacaré.
Localizada no extremo norte do Ceará, a 300 km de Fortaleza, está perto da linha do Equador e inserida no Polígono da Seca, o que, neste caso, significa uma grande vantagem, pois proporciona um clima ensolarado o ano todo. Mas as vantagens da sua localização não acabam por aí. Por estar localizada em uma península, Jericoacoara tem mar tanto a leste como a oeste, o que o torna um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol e da lua no mar.
A área é naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", o quetorna difícil acesso por terra. Por muitos anos as únicas visitas eram de aventureiros vindos por mar, ligado a Maranho. O local foi definitivamente descoberta pelo turismo internacional em meados dos anos 70. O acesso é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do turismo, é agoramais simples (embora ainda há um trecho de 28 km através do Parque Nacional de Jericoacoara sem asfalto) com um serviço de transporte para escolher.